Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A todos os participantes e interessados no Prémio Curta Digital Sapo Vídeos / Festroia:

Foram anunciados esta noite, no Fórum Municipal Luísa Todi em Setúbal, os dois vencedores do Prémio Sapo Vídeos / Festroia, bem como os vencedores das outras categorias do Festival.

Antes de tudo, queremos agradecer a todos os utilizadores que colocaram trabalhos a concurso, bem como a todos os que participaram, seja pelas votações ou pelos comentários deixados.
 
A todos muito agradecemos.

Depois de uma votação online em que os mais de 9000 votos, comprovam o grande interesse gerado em torno desta iniciativa, ficaram 10 trabalhos para apreciação do Júri.

Todos os trabalhos são de grande qualidade, o que demonstra que esta selecção foi bem feita pelos critérios dos votantes online.

Por decisão conjunta do Sapo Vídeos e do Festroia, escolheram-se dois vencedores, que vão repartir o prémio.

São eles Telmo Martins com CROSSWALK e António Aleixo com MALUS.

Os filmes serão exibidos na Sala Charlot em Setúbal, no último dia do Festival.

Mais uma vez, obrigado a todos!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 03:24


20 comentários

Sem imagem de perfil

De Luís a 10.06.2007 às 12:52

UM PRÉMIO PARA DOIS VIDEOS.

Para quem não sabe, já foi escolhido o vencedor ou melhor os vencedores. Pois o ´prémio foi divido por dois dos vídeos: o MALUS e CROSSWALK. O MALUS todos já sabiamos que ia ganhar, o realizador do vídeo é de Setúbal e ainda por cima deve pertencer ou ajudar na organização (pois tinha um cracha do festroia) - já não era de estranhar devido aos seus votos que apareciam milhagrosamente, por vezes aos 40 de uma vez.
O vídeo não é nada de especial, a história.... já nem falo... Uma nave onde tudo é feito através de um teclado.... hummmm!!! Sem comentários.
Vencedor e único vencedor justo seria o CROSSWALK, esse sim é uma curta com principio,, meio e fim... Tem uma história interessante... no fundo é aquilo a que podemos chamar de "curta". Para quem se desloca a festivais é deste tipo de curtas que costuma ver.
Dos 10 melhor videos, aproveitava-se o CORTE NO TEMPO, um vídeo artistico e surrealista... um técnica diferente. Depois tinhamos outros, o que efeito em 3D tb pela técnica utilizada era um bom candidato. O THE EXORCIST apesar de ser um pequeno remake estava tb mt bem conseguido... e por último tb assina-lo o dos FUMADORES que estava mais ou menos, devido à mensagem que transmitia, que FUMAR MATA.
Quanto aos restas não tenho muitas palavras mais a dizer... mereciam estar lá outros com mais valor.

Voltando à entrega de prémios... já estava tudo decidido desde o inicio. Aquele comentário no video do MALUS do HSO diz tudo. CUNHAS!!! CUNHAS!!! CUNHAS!!! e para não parecer mal dividem o prémio.

É pena isto acontecer.... sejam justos da próxima vez. Se é k dá próxima alguém vai querer participar nestes moldes.

E mais histórias trago para vós.

Os vencedores já se sabiam antes das 21h, e se calhar mesmo no dia anterior (sexta-feira). Pois no jornal do FESTROIA os vencedores já estavam anunciados (jornal este que saiu mt antes das 21hs LOLOLOLOLOLO ). Mesmo no blog do FESTROIA, quando aparece os videos dos 10, a ordem dos videos, é a ordem do juri - do primeiro ao último. Por isso na sexta-feira já sabiam os vencedores. Pois o primeiro que aparece é o MALUS e depois o CROSSWALK.
Por isso, se o Sapo queria que os 10 videos fosse para Setubal, alguns deles iam fazer figuras de parvos... se calhar alguns foram e eu sei que foram e ninguém lhes ligou nada.
Parecia mal o Sapo divulgar o vencedor muito cedo, eles queriam fazer desta entrega de premios uma coisa muito grande, mas as pessoas não são burras e percebem o que se passa.
--------

E mais porque colocaram aqui nesta noticia primeiro o CROSSWALK e depois o MALUS. Vocês sabem muito bem que é ao contrario: primeiro o MALUS e depois o CROSSWALK.

(Não retirem o comentário)
Sem imagem de perfil

De Pedro a 10.06.2007 às 14:00

1 PRÉMIO PARA DOIS VENCEDORES

Bem, se fosse um dos vencedores não ia achar muita piada a dividir o prémio. Não por egoísmo mas sim porque se existe um prémio, os concorrentes concorrem por ele e não por metade dele.

O SAPO não é propriamente uma micro empresa, e portanto se decidiram dar dois prémio, teriam obrigatoriamente que duplicar o premio e não dividi-lo.

Acho de louvar a iniciativa que nos permitiu mostrar o nosso trabalho, mas acho de muito mau gosto dividirem o premio, o que deixa a SAPO com uma imagem pobre e injusta.
Sem imagem de perfil

De Nuno a 10.06.2007 às 14:43

Viva o ainda mais pobre cinema portugues. A coisa vai de mal a pior. SAPO e Festroia que vergonha!!!

Crosswalk muito muito melhor que Malus(filminho amador de segunda)...Porque dividir???e ainda por cima dividir os 2.000 euros ahahahahah.

Shame on you guys...



Sem imagem de perfil

De Esteves a 10.06.2007 às 19:31

muito má onda o sapo fazer os vencedores dividirem o 1º premio, é que se há 2 vencedores tem necessariamente de haver dois 1º premios iguais, isto é 2000 euros para cada um senão para o proximo sapo videos nem vale a pena concorrer, sabe se lá quantos 1º premios vai haver. ainda calha aos proximos vencedores 50 euros a cada um... eheheheeh
ah e no regulamento nem sequer vem mencionado que os vencedores têm de partilhar o premio.

sapo não sejas FORRETA!!! gastas menos no proximo anuncio publicitário.

parabéns aos vencedores e a todos os participantes.
Sem imagem de perfil

De Américo a 10.06.2007 às 20:15

BUUUUUUUUHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!

ESTÁ TUDO DESCONTROLADO NO SAPO. Não sabem o que fazem e metem os pés pelas mãos. Se esta entrega de prémios foi um arranjo mais valia terem dado o prémio logo de uma vez à pessoa já destinada desde o inicio.
DIVIDIR O PRÉMIO - onde é que se já viu isto. Se calhar estamos no Euromilhões onde se divide o prémio por varias pessoas.
Mais uma vez: BUUUUUUHHHHHH!!!!!!

Já agora qual foi a formula encontrada para compensar as pessoas que entraram mais tarde nas votações????? NÃO VI NADA......
Logo, o que tenho a dizer é: BUUUUUHHHHHHH!!!!!!
Sem imagem de perfil

De Isabel a 11.06.2007 às 01:29

Nao posso estar mais de acordo com os comentarios anteriores, para além de ser vergonhosa a classidicaçao das curtas, para uma empresa como o Sapo nao foi uma boa opçao a divisao de um premio...alias torna-se ridiculo! O que poderia ser um concurso com algum prestigio, acaba assim de forma injusta para os concorrentes, desmotivante para os proximos candidatos e humilhante e degradante para a propria imagem do Sapo como serviço publico.

Agora sim, ficam "os APLAUSOS" para as dez ultimas curtas!estavam todas fantasticas, o merito aqui sim fica apenas e somente para o trabalho dos concorrentes, já que a toda a organizaçao do concurso e demais fica a imagem "vergonhosa".

Ate diria mais, porque nao dividir o premio pelas dez?...ah, pois é nao dava, o sr. ja tinha reservado um dos 1ºs premios para ele..desculpem a sugestao!
Sem imagem de perfil

De A Cunha Tuga a 11.06.2007 às 03:53

Meus caros, começando pelo inicio, só quem está desatento não repara que este tipo de votação não dá resultado algum, nem tão pouco traz um mínimo de justiça a qualquer concurso. Reina quem tem mais amigos, ou computadores, ou quem fizer resets ao modem mais rapidamente.
Além disso, era de bom senso dar a conhecer aos concorrentes pelo menos os nomes dos elementos do júri , visto que de entre os funcionários do sapo e os elementos do festroia algumas dezenas de nomes constam, e de certo 90% destes, pelo menos os do sapo, percebem tanto de cinema como eu de internet...
Mais, gostaria de ter lido algures, quais os critérios para a atribuição dos prémios, se pela qualidade técnica ou estética, se pelo conceito, narrativa ou até mesmo grau de parentesco ou vizinhança. É que, meus caros, MALUS , essa obra em tudo original, essencialmente pela "proximidade física ", merecia certamente tudo menos os dez finalistas... MAS é agradável, sem duvida, saber que teve o dobro de votos em relação Às visitas...
Continuando, gostava que houvesse algum tipo de esclarecimento por parte da empresa SAPO e do FESTROIA quanto à utilidade das menções honrosas... sim, porque raras foram as vezes em que vi, nos mais variados festivais, serem atribuídos prémios ex-equo , havendo menções honrosas por distribuir... pergunto-me: estarão MALUS e CROSSWALK em tal pé de igualdade que fosse inevitável a atribuição do prémio a DIVIDIR por ambos? hehe , coitado do Telmo Martins que até o raio do sapo teve que dividir...
Não terá sido uma decisão cobarde, esta do tal júri ...? não terão faltado tomates para uma escolha? afinal, o que é que se pede a um júri ?
torna-se ridículo por parte das entidades organizadoras este tipo de situação... ao menos, sejam minimamente coerentes e atribuam lá os 2000 a cada um deles, e tenham o bom senso de esclarecer todos os concorrentes quanto Às INÚMERAS e GRAVES falhas a que este concurso da treta esteve sujeito, para que se coloque um ponto final na questão. Ou em alternativa, abram um novo concurso para o ano com prémios monetários. Assim, e com um bocadinho de sorte, acabam todos por ganhar, nem que sejam 5 euritos , já divididos pelos oitenta.
Para finalizar, os parabéns ao crosswalk , e ao seu autor, e um abraço solidário aos restantes concorrentes.
Sem imagem de perfil

De josesousa a 11.06.2007 às 08:22

AIIII! NA VI LOGO QUE' RA UM SAPOOOOO!!!!
Sem imagem de perfil

De António Aleixo a 11.06.2007 às 11:17

Olá a todos,

Desculpem mas tenho que rectificar... É verdade que alguns videos tiveram mais votos que visualizações mas tal não foi o caso do MALUS. É a segunda vez que vejo isso escrito e simplesmente não é verdade! Quando acabou a votação eu fiquei com 700 e muitos votos e com 847 visualizações... Acho impressionante o que se tem dito acerca do facto de ter ganho o prémio e entristece-me bastante a quanto chega a desconfiança! Chegou a haver quem achasse que eu fazia parte da organização do festroia porque subi acima do palco com uma credencial ao pescoço para receber o prémio. Saiba-se que o fiz na qualidade de realizador de outra curta no festival, fora de competição. As credenciais da organização eram verdes e a minha, enquanto convidado, era branca.
Concordo que este sistema de votações online é falacioso mas fico muito triste com tanta injustiça... Não tenho nem nunca tive qualquer cunha no festroia.
Quanto ao primeiro comentário sobre as curtas que se costumam ver em festivais é preciso, antes de mais, ir assistir aos mesmos. Curta é um formato temporal e não estilistico e a ficção cientifica é tão eligivel como qualquer outra coisa! (Comprovem-no indo, como eu, a festivais como o FIKE, Curtas de Vila do Conde ou Avanca).
Em relação ao comentário do HSO ao meu filme. Saiba-se que só conheci a pessoa em questão quando esta subiu ao palco para me entregar o prémio a mim e ao Telmo, nunca antes o vi mais gordo. Se ele achou que eu devia concorrer é lá com ele, eu aliás fi-lo muito antes do comentário.
Por ultimo, em relação à curta CORTE NO TEMPO. Para mim era a melhor das dez, como aliás comentei no próprio video. Ainda assim percebo porque é que um festival orientado para filmes de narrativa linear não o elegeu, acredito que todos voçês também entendem se pensarem um bocadinho... O s festivais têm orientações e o Festroia não é uma montra de filmes surrealistas ou video arte.
Resumindo, concordo que o sistema de votação online é falacioso e injusto mas refuto em absoluto qualquer ligação com o juri, que aliás continuo a desconhecer quem sejam! Quanto ao MALUS, é tanto uma curta de segunda quanto todas as outras pois é impossivel fazer muito melhor com o orçamento reduzido de que dispomos. Trabalho diariamente com produções de alto orçamento e é fácil ver a diferença. Eu vi todas as curtas a concurso e todas elas são caseiras e elaboradas com muita improvisação, eu fiz o mesmo...
Para finalizar, senti a necessidade de comentar todas estas injustiças pois sou um profissional com vários anos de actividade e prezo bastante a dignidade. Lido diariamente com as maiores produções nacionais e não percebo tamanhas acusações por uma curta que foi mais um exercicio que qualquer outra coisa. Caso contrário não o teria posto online pois esse é o primeiro passo para se tornar inelegivel para qualquer outro festival... É devido a todas estas desconfianças e laivos de maldade que posso garantir nunca mais me envolver em concursos que envolvam votações online. Fiz campanha e pedi a muita muita gente para ir lá votar, acredito que todos fizeram o mesmo uso das suas mailing lists.

Abraço
António Aleixo
Sem imagem de perfil

De Luís a 11.06.2007 às 12:27

Caro António,

Este clima suspeito que andou à volta deste festival/concurso leva a que digamos coisas que podem ser ou não verdade. Ao dizer que fazias parte da organização foi devido a certos acontecimentos que nos levaram a dizer isso. Até porque, és de Setúbal, devido ao comentário do HSO, e sobre tudo devido à entrega de um prémio que devia só de ser de uma pessoa, como diz e mt bem um comentário anterior, as mensões honrosas existem para alguma coisa.
Neste teu comentário, dizes muito coisa, mas não criticas o Sapo nesta parte, na atribuição do Prémio a dois videos. Como é que te sentes ao receber metade do prémio, quando deverias receber os 2 mil euros limpos?????

E quanto às votações, podes ter muitos amigos, mas enquanto eu votava 3 votos por minuto ou mais, o teu video aparecia 10 votos mais. O primeiro comentário que ouve sobre isto, a dizer que ficas-te com 1620 votos está errado, mas também não ficas-te com 700 e poucos. Isso eu sei porque vi, até ao último minuto. Tives-te mais de 800 votos... pois andavas a competir com o CORTE NO TEMPO.

E podemos também dizer que na Sexta-feira quando se clicava na noticia dos 10 mais, aparecia logo o teu video e o segundo era o CROSSWALK. Pergunto-me porque??? E esta resposta tb a deves saber. E não digas porque eras o mais votado. Se é por isso então o CORTE NO TEMPO devia estar em segundo, o EXORCISTA em terceiro e por ai fora.

Gostei que tivesses colocado um comentário aqui, estou e muita gente deve estar à espera de um comentário do Sapo.
Veremos se eles são gente seria para responder às nossas questões.

Mesmo assim, parabéns pela tua vitória, mas 1º lugar para mim era CROSSWALK e tu levavas uma Menção Honrosa. 2º lugar CORTE NO TEMPO, e menção honrosa para THE SMOKER.

Já agora não considero certas curtas um improviso... nos podemos ter-te insultado, mas não dês o troco na mesma moeda.

Continuação...
Sem imagem de perfil

De António Aleixo a 11.06.2007 às 13:07

Olá Luis,

Como é obvio não vou entrar em discussão por causa da divisão do prémio pois nunca concorri a pensar em 2 mil ou mil euros. A organização do Sapo a mim não me diz respeito e muito gostaria eu de saber antecipadamente quem eram os vencedores mas não... Tive de esperar como todos os outros. Tal como referi antes dos resultados e mais tarde em conversa com o Telmo Martins, que o pode testemunhar, sempre esperei que o vencedor fosse o CORTE NO TEMPO.
Quanto às votações, todos sabemos que não foram justas mas eu não disse que fiquei com 700 e poucos mas sim 700 e muitos. Poderei ter atingido os 800 mas como não acompanhei a votação até ao fim não sei. Também não sei porque é que apareci em primeiro na lista dos 10 mais, não conheço ninguém no sapo. Se eles já teriam previamente escolhido vencedores é lá com eles, isso a mim não diz respeito.
Quanto aos insultos peço desculpa se insultei alguém pois não era minha intenção. Quanto falei do improviso foi em relação aos meios e não aos conteudos. O facto de eu falar em curtas caseiras não quer dizer que sejam más, apenas que foram feitas improvisando meios e recursos, tal como foi o MALUS, conseguido com muito boa vontade, carradas de papel de aluminio, uma mini dv emprestada e 98 euros. É disso que falo, não da qualidade dos conteudos.
Acho que tenho tudo dito e quem quiser que acredite, não vou entrar em mais discussões acerca de um assunto no qual não me pesa a consciencia ou dignidade.

Abraço
António Aleixo

PS- Quanto ao CROSSWALK ficar em primeiro e eu receber uma menção honrosa são opiniões. Eu gostei bastante da curta do Telmo, assim como do CORTE NO TEMPO. Também gostei muito do CRASH e da FESTA que nem ficaram nos 10 primeiros. Mas gostos são gostos e acho sinceramente que o MALUS não é melhor nem pior que nenhuma delas.
Sem imagem de perfil

De Luís a 11.06.2007 às 15:07

Está respondido, pelo menos pela tua parte. També não vale a pena andar aqui a mandar respostas uns aos outros, pois vai-se sempre bater na mesma tecla. Eu só comento estas falhas que é para ver se numa próxima as coisas mudam e correm melhor.

Gostava era de ouvir o Sapo, mas tá tudo mudo por estes lados.
Sem imagem de perfil

De Luís a 11.06.2007 às 15:14

Mais uma coisa António. Os resultados tinha saido antes das 21hs, pois já estavam no jornal do Festroia, que saiu antes das 21hs. E lá já diziam os vencedores.
A culpa não é tua, mas os vencedores já se sabiam e por isso, podes dizer que já o sabias, tal como o Telmo que eram vocês os vencedores.
Dos 8 melhores videos ainda ninguém disse quem foi lá fazer figura de .... , pois mal entravam no festival, o jornal dizia quem era o vencedor do Sapo. Fazerem os realizadores dos videos ir lá sabendo o que se passava, axo de mau gosto por parte do Sapo.
Avisarem os realizadores vencedores que tinha ganho tudo bem, se avisaram o resto axo mau da parte do Sapo. Pois não iam lá fazer nada.
Mas vá lá que alguém foi, senão não se sabiam certas coisas.
Sem imagem de perfil

De maria a 11.06.2007 às 11:42

Olá.
Parabéns aos vencedores. Participei, não fiz campanha nos mails list, apenas um anúncio no meu blog. Sugiro ao sapo que para o ano em vez de permitir a votação através do url, o permita atravéz do ip. garanto que a votação será diferente.

Comentar post


Pág. 1/2



Sobre

O blog da equipa do SAPO Vídeos.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2011
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2010
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2009
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2008
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2007
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2006
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D


Links

A não perder...